Promover o Pensamento Crítico com a Biblioteca Escolar
O Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória (2017) requer que os jovens, após 12 anos de escolaridade dominem as diferentes literacias, analisem e questionem criticamente a realidade, sejam capazes de avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas, tenham competências de trabalho colaborativo e capacidades de comunicação.
Era objetivo principal deste projeto formar alunos dotados de literacia crítica que lhes permita analisar e questionar a realidade, avaliar e selecionar a superabundância de informação disponível e tomar decisões fundamentadas. A equipa da Biblioteca Escolar, em colaboração com os professores das diferentes disciplinas,organizaram e desenvolveram atividades colaborativas de aprendizagem com o objetivo de promover cumulativamente as literacias digitais e o pensamento crítico.
Assumiu-se que as competências de Literacia digital e Pensamento Crítico se desenvolvem melhor através da indagação, exploração e investigação de temas e problemas integrados no currículo específico de disciplinas, esperando contribuir também, desta forma, para a melhoria dos resultados escolares. Privilegiou-se a produção de materiais orientadores do trabalho dos professores, de ações informativas e trabalho com os alunos na biblioteca escolar em colaboração com os professores das turmas.
Como métodos de trabalho com os alunos elegemos a Pesquisa Guiada (Guided Inquiry) e os princípios e estratégias da Aprendizagem Cooperativa.
Partilhamos nesta página os materiais construídos, recursos utilizados, fichas de trabalho, rubricas de avaliação e outros elementos úteis a quem pretenda iniciar-se nesta metodologia de trabalho que, através da colaboração estreita com os professores, permitiu que os alunos adquirissem competências digitais e de pensamento crítico.
Bibliografia:
Carvalho, M., Dominguez, C., & Morais, T. (2019). Desenvolver o Pensamento Crítico através da Pesquisa Guiada e Jigsaw: um estudo exploratório num curso de engenharia. Revista Lusófona de Educação, 44(44). Disponível em: http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle44.13
Carvalho, M., & Morais, T. (2019). Pesquisa guiada: Uma estratégia de aprendizagem para o pensamento crítico. JP Lopes, HS Silva, C. Dominguez, & MM Nascimento, Educar para o pensamento crítico na sala de aula: Planificação, estratégias e avaliação, 221-241.