

Ensinar para e com a IA - Apoio ao currículo
Apoiar o desenvolvimento do currículo é uma das valências da Biblioteca Escolar. Nesta página, partilhamos um conjunto de recursos de apoio ao currículo: como aprender sobre a Inteligência Artificial (IA) e com a IA. Para todos os anos de escolaridade e em articulação com diferentes disciplinas e projetos da escola.
Direitos Humanos e IA - 10º ano
Que riscos introduz a IA nos direitos humanos fundamentais? Exploração de casos reais e situações hipotéticas relacionadas com discriminação algorítmica, vigilância massiva, violação da privacidade, liberdade de expressão ou exclusão digital. A atividade combina leitura crítica, análise ética, debate estruturado e produção de um documento de reflexão.
Os media e a IA
Atividades de exploração de como a inteligência artificial é usada na produção e circulação de conteúdos nos media — desde algoritmos de recomendação (ex.: redes sociais, plataformas de vídeo) até criação automática de textos, imagens ou vídeos. Análise das vantagens, riscos e impactos na forma como se informam, formam opiniões e participam na sociedade.
Literacia da Informação e IA

Atividades de exploração de como a inteligência artificial pode ser usada como ferramenta de apoio e, ao mesmo tempo, como fonte potencial de desinformação. A atividade combina pesquisa orientada, avaliação da fiabilidade das fontes, comparação entre resultados humanos e gerados por IA.
Desinformação e IA - 11º ano

Análise crítica de exemplos reais de desinformação potenciada por tecnologias de IA como deepfakes, bots e modelos generativos (ex.: chatbots e geradores de imagem). Discussão das implicações éticas e políticas e desenvolvimento deum projeto de intervenção educativa (ex.: campanha, podcast, exposição ou carta aberta) destinado à comunidade escolar.
IA e alterações climáticas

Investigação sobre de que forma a inteligência artificial pode ser usada tanto para mitigar como para agravar os efeitos das alterações climáticas. Através de pesquisa, leitura de textos científicos e análise crítica de casos reais, os alunos exploram aplicações da IA em áreas como previsão climática, agricultura sustentável, energia, transportes ou gestão de recursos naturais, bem como os seus impactos ambientais negativos. Propõe-se que os alunos apresentem propostas de solução, uma campanha informativa ou recomendação política.
Ética e IA
Exploração de dilemas éticos relacionados com a utilização da inteligência artificial em diferentes domínios (saúde, justiça, educação, trabalho, relações humanas). Após leitura e análise de casos reais ou ficcionais, os alunos debatem diferentes perspectivas, constroem argumentos éticos e propõem princípios orientadores para o uso responsável da IA. O produto final pode ser um código ético, uma simulação de deliberação ética, um podcast ou uma campanha de sensibilização.
Custos ambientais da IA

Nesta atividade, os alunos investigam os impactos ambientais associados ao desenvolvimento e uso da inteligência artificial — como o consumo energético de data centers, a extração de metais raros e a pegada ecológica da formação de grandes modelos de linguagem. Através da leitura, pesquisa e debate, os alunos produzem um recurso informativo (ex.: artigo, infográfico, podcast ou exposição) que promova uma reflexão crítica sobre a sustentabilidade digital.
Democracia e IA

Esta atividade convida os alunos a investigar e debater de que forma a inteligência artificial pode fortalecer ou ameaçar as democracias contemporâneas. Os alunos exploram temas como a vigilância algorítmica, a manipulação de preferências políticas e a desinformação nas redes sociais. Com base em leituras e discussões, criam um produto final que sintetize a sua posição fundamentada — como um manifesto, um artigo de opinião, um vídeo ou uma apresentação pública.
Verdade e manipulação

Análise comparativa entre formas históricas de manipulação da informação (ex.: propaganda política, censura, boatos) e as formas contemporâneas de desinformação, especialmente aquelas amplificadas ou geradas por Inteligência Artificial (ex.: deepfakes, textos fabricados). Os alunos investigam exemplos, analisam estratégias de manipulação e produzem materiais de sensibilização para a comunidade escolar.
Direitos Humanos 2.0

A partir da leitura e análise da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), os alunos refletem sobre os desafios contemporâneos colocados pelas tecnologias digitais — nomeadamente pela inteligência artificial — e propõem uma atualização ou reinterpretação da DUDH à luz desses novos contextos. Criação colaborativa de uma nova versão ou adenda à DUDH, com apoio da IA em tarefas como estruturação, escrita ou tradução.
Diálogos impossíveis

Criação, em pequenos grupos, de diálogos imaginados entre duas figuras históricas ou filosóficas de contextos distintos, sobre temas atuais (justiça, liberdade, igualdade, tecnologia, etc.). Utilização da IA como apoio na construção dos diálogos.